Textos e Artigos

Mais de 15 Benefícios do Banho Frio

Você sabia que a atriz Katharine Hepburn passou a vida toda defendendo os benefícios do banho frio. Ídolos do basquete como Kobe Bryant ou Lebron James utilizam a imersão em banheiras de gelo, com temperaturas de 5C até 10C para acelerara a recuperação de treinamentos e jogos, prática também comum entre jogadores de futebol e corredores.
Várias comprovações científicas feitas com atletas apresentam redução de processo inflamatório do corpo, causado pelo esforço, e também a redução da sensação de dor no dia seguinte ao trabalho.

O uso por atletas desta estratégia, chamada crioterapia  deverão ser sempre voltados à melhora do quadro do dia seguinte, proporcionando que um novo treino ou nova atividade encontre o músculo com melhor recuperação.

Jois com Lino Miele, um de seus principais alunos, único a escrever e publicar sobre o método ensinado por Jois e Krishnamacharya

Jois com Lino Miele, um de seus principais alunos, único a escrever e publicar sobre o método ensinado por Jois e Krishnamacharya

Sou aluno de Lino Miele, um dos maiores nomes da história do Yoga, especialmente por ser o único aluno responsável por estruturar e publicar a metodologia de um dos principais métodos de ensino do Yoga, o Ashtanga Vinyasa Yoga, desenvolvida pelo lendário Krishnamacharya, mestre dos mestres, junto com seu melhor aluno do Yogashala, Pattaabhi Jois, professor de Lino.

Vitor recebe de Lino Miele a autorização para o ensino do Ashtanga Yoga, seguindo a tradição de como Pattabhi Jois o fazia.

Vitor recebe de Lino Miele a autorização para o ensino do Ashtanga Yoga, seguindo a tradição de como Pattabhi Jois o fazia. (Para organizar aulas, cursos, workshops com Vitor, escreva para contato@cienciameditativa.com)

Lino havia me falado que era praticante dos banhos frios por mais de 20 anos, e ao ler sobre as pesquisas científicas sobre os benefícios, perguntei a ele sobre a experiência, me explicou detalhes e estimulou que eu adotasse o hábito. Senti benefícios de forma imediata, disposição, foco, e especialmente melhora na avançada prática de yoga.

Graças à uma dieta vegana, sem açúcar, álcool e café, consigo realizar as avançadas séries do Ashtanga Yoga. Vitor Caruso Jr.

Graças à uma dieta vegana, sem açúcar, álcool e café, consigo realizar as avançadas séries do Ashtanga Yoga. O banho frio tem sido de especial ajuda na manutenção desta rotina saudável.

Ned Brophy-Williams é um pesquisador em ciência do esporte, e especializou-se no assunto de terapia do banho frio, e explica que a água fria redireciona o fluxo sanguíneo de regiões periféricas para vasos mais profundos,  limitando assim a inflamação e inchaço e melhorando o retorno venoso (a quantidade de sangue retornando ao coração).

O retorno venoso melhorado significa que “os resíduos produzidos durante o exercício podem ser removidos eficientemente pelo corpo e os nutrientes são rapidamente reabastecidos em músculos cansados”. Em outras palavras: ele o limpa.

Há mesmo algumas evidências clínicas que sugerem que a água fria pode estimular a gordura marrom saudável, que é encontrada no pescoço, nos ombros e no peito, e pode ajudar a queimar gorduras carregadas de calorias chamadas lipídios, que se acumulam no intestino e na cintura.

Um estudo de 2007 publicado por um biólogo molecular chamado Nikolai Shevchuk encontrou evidências de que chuveiros frios podem ajudar a tratar os sintomas de depressão e, se usados regularmente, podem até ser mais eficazes do que os antidepressivos prescritos.

“O mecanismo que provavelmente pode explicar o efeito imediato de elevação do humor da imersão em água fria ou chuveiro frio é provavelmente a estimulação da transmissão dopaminérgica na via mesocorticolimbica e nigrostriatal”, disse Shevchuk em um podcast de 2008 com Neuroscene.

Aqui uma lista de 15 benefícios apontados em outros estudos, em bela pesquisa feita pelo site Menprovement.

  1. Banho frio aumenta a força de vontade
  2. Aumenta a resiliência emocional
  3. Reduz o estresse
  4. Desperta sua condição de atentividade
  5. Melhora seu cabelo e sua pele
  6. Estimula a perda de peso
  7. Aumenta a presença de testosterona para homens
  8. Aumenta a contagem de espermas em homens
  9. Melhora a condição circulatória
  10. Melhora a condição imunológica
  11. Ajuda na capacidade de drenagem linfática
  12. Acelera a recuperação muscular
  13. Alivia estados depressivos
  14. Ajuda em um melhor despertar para o dia
  15. Ironicamente, ajuda a dormir melhor também

Abaixo, deixo um vídeo meu sobre dicas de como adotar o banho frio como prática diária.

 

Referência Bibliográfica

https://www.fastcompany.com/3043767/the-scientific-case-for-cold-showers
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/03/gelo-apos-exercicio-saiba-quando-usar-crioterapia-para-rapida-recuperacao.html
https://www.menprovement.com/benefits-of-cold-showers/

 

 

 

Vitor Caruso Junior

Sobre Vitor Caruso Junior

Biógrafo, aluno e amigo do precursor da Yogaterapia no Brasil e um dos maiores escritores do Yoga no mundo, o Professor Hermógenes. Professor certificado por Lino Miele, único aluno de Pattabhi Jois autorizado a escrever sobre o Ashtanga Yoga, cujo manual Vitor traduziu para o português. Ordenado na tradição Zen pelo Mestre Thich Nhat Hanh, indicado a Nobel da Paz por Luther King. Vitor curou-se de forma extraordinária de um câncer, e trocou a vida de executivo por ensinar as formas de transformação e cura que deram tanto resultado em sua vida. Além do livros citados acima, já escreveu em parceria com Monja Coen, Leonardo Boff e Dra. Zilda Arns, entre outros. Recebeu prefácio em um de seus livros da neta de Gandhi, Ela Gandhi, sobre seus escritos a respeito do Ahimsa - Não Violência. Vitor dá cor e sabor de forma especial à Excelência e Qualidade na vida, não só em atendimentos individuais, mas em palestras e consultorias por todo Brasil.